Mochila & Bike, documentário

Mochila & Bike é um documentário independente sobre a aventura de um brasileiro de classe-média que não fala outros idiomas, mas quer ver o mundo de uma forma muito particular: sozinho e de bicicleta.

Originalmente criado para internet e posteriormente levado à TV por assinatura, Mochila & Bike nos apresenta uma aventura solitária e de bicicleta ao longo de 1.135 dias por 33 países. Mais do que sotaques, culturas e constantes despedidas, M&B emana uma forma pouco convencional e profundamente original de se contar uma história de estrada. Uma jornada sobre sonhar, fazer acontecer e se divertir.

M&B foi um projeto escrito, dirigido, apresentado e montado por Aldo Lammel, baseado em seus registros no livro Dia 922.


ClassInd 14 anos

Não recomendado para menores de 14 anos!
Contém: violência, nudez, drogas.


Escolha uma temporada

1ª Temporada

15 episódios

A visceral história de um homem de 30 anos que quer conhecer o mundo, mas não tem dinheiro, não fala outros idiomas e terá de deixar pessoas, carreira e medos.

2ª Temporada

15 episódios

Há mais de um ano desacompanhado em sua jornada, Aldo embarca para outro continente sem imaginar quem vai cruzar seu caminho e mudar todos os planos.

3ª Temporada

10 episódios

É no lado asiático do planeta que Aldo percebe quem de fato ele se tornou. A reta final de uma viagem pessoal com muitas aventuras pelo oriente indomável.


Inscreva-se em nosso Youtube
Como viajar pelo mundo de forma econômica e se divertindo como nunca!

INSCREVER-SE!

Curiosidades sobre Mochila & Bike

Equipamentos utilizados

As filmagens foram realizadas por uma câmera compacta de U$98. Posteriormente, nos últimos 20% de viagem foi introduzida uma segunda câmera, essa de ação. Todo o equipamento para levar o projeto até o público foi um laptop com 2Gb, uma câmera que cabia no bolso e um celular sem internet e sem GPS. Já sobre a bicicleta e a barraca utilizada, você encontra nesses links.


Roteiro

Roteiro planejado

Como mostrado em detalhes no livro Dia 922, Uma longa história sobre estrada, a rota planejada foi transformando-se em outra pelos motivos que vão se evidenciando capítulo após capítulo na série e no livro. O roteiro executado está dentro da história, mas, por agora, mostro qual era o roteiro planejado:

Ver roteiro

Aos olhos do mundo acadêmico

Em recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, o Prof. Dr. Demétrio de Azeredo Soster compara o trabalho de Aldo Lammel ao jornalismo de aventura de Jon Krakauer (escritor de Na Natureza Selvagem) além de apontar o método inovador desenvolvido por Lammel para expôs suas experiências de estrada.

Artigo Acadêmico 2019 (UFG)

Artigo Acadêmico 2017 (USP)


Livros

Diário

Dia 922
Uma longa história sobre estrada

Manual

Manual
Como Viajar Com Pouco